Redação

Redação

Geração Crescer

05 Dicas para Construir uma Imagem Online Profissional

As redes sociais já ocupam uma parte significativa do nosso dia-a-dia e, portanto, diversas empresas pesquisam sobre a vida de seus funcionários e candidatos nas redes. Portanto, separamos 05 dicas para construir uma imagem online profissional.

Por que devo ter cuidado com minhas redes sociais?

Hoje em dia, a maior parte das pessoas estão nas redes sociais. Segundo dados do IBGE, em um levantamento feito em 2018, 7 em cada 10 brasileiros utilizam, ao menos, uma rede social no país.

Por conta da vida online, nada mais natural do que as empresas passarem a pesquisar e acompanhar seus candidatos em processos seletivos e funcionários nas redes sociais, tanto para identificar se a pessoa está alinhada com a visão e missão da empresa, quanto para proteger a empresa de possíveis ameaças à sua imagem devido a comportamentos questionáveis de seus funcionários nas redes.

Inclusive, já foram noticiados na imprensa diversos casos de funcionários que foram demitidos de seus cargos após se envolverem em polêmicas graves nas redes sociais.

Portanto, para que você não corra o risco de perder o seu emprego ou deixar de ser contratado por conta de deslizes em sua vida online, separamos 05 dicas que irão te ajudar a construir uma imagem online profissional segura.

05 Dicas para Construir sua Imagem Online

 

1 – Cuidado com Páginas e Perfis que Você Segue

Um dos pontos positivos de se utilizar as redes sociais está em poder se conectar com seus amigos e, também, com pessoas, perfis e páginas que criam conteúdo ou abordam temas sobre interesses em comum com você.

Porém, é muito comum encontrarmos perfis que, aparentemente são indefesos, porém, são orientados a destilar mensagens de ódio nas redes. Pode ter certeza que, se uma empresa fizer uma checagem em seu perfil e descobrir que você acompanha uma dessas páginas, muito provavelmente você terá problemas.

Portanto, tome muito cuidado com as páginas e perfis que você acompanha. E lembre-se: opinião é muito diferente de preconceito. Tome cuidado.

2 – Cuidado com as Fotos Publicadas

Essa, talvez, seja a dica mais óbvia dessa lista: se você pretende construir uma imagem profissional nas redes, não é postando fotos constrangedoras que você irá conseguir isso.

Tome cuidado não só com as fotos que você publica, como as fotos em que marcam o seu perfil. Se algum amigo te marcar em uma foto constrangedora, peça gentilmente para que ele a remova ou, então, bloqueie este conteúdo o mais breve possível.

Inclusive, quase todas as redes sociais possuem configurações de privacidade onde você pode configurar o seu perfil para ocultar este tipo de conteúdo.

3 – Cuidado com a Forma que Você Escreve

Muito provavelmente você já se deparou com processos seletivos que possuem testes de português e redação para medir o seu nível de ortografia.

Ou seja: se escrever corretamente é algo importante para as empresas, você deve tomar cuidado na forma como escreve suas publicações e legendas de fotos nas redes sociais.

Não há problema de utilizar uma linguagem de abreviações, visto que as redes sociais também se tratam de um ambiente informal, porém, evite cometer erros ou utilizar uma linguagem com palavrões, por exemplo.

4 – Evite Discussões e Temas Potencialmente Polêmicos

Todos nós temos opiniões sobre diversos assuntos, porém, quando se trata de alguns assuntos polêmicos, como política, por exemplo, é muito comum nos encontrarmos em situações que fogem da racionalidade e, muitas vezes, acabam em grandes discussões e ofensas.

Obviamente é necessário evitar este tipo de comportamento; se você possui algum argumento ou deseja discutir um tema em específico com alguém, o ideal é que isso seja feito pessoalmente ou, então, de forma particular nos chats das redes.

5 – A Internet Não É uma Terra sem Lei

Muitas pessoas acreditam que, por se tratar de um ambiente digital, as redes sociais são locais livres para publicarem e falarem o que quiserem. E isso não é verdade.

É muito comum vermos pessoas que falam absurdos por estarem atrás de uma tela de um computador ou celular e que não agiriam desta forma se estivessem falando presencialmente com alguém.

Além disso, a internet possui regras e também é regida por leis que devem ser seguidas assim como no mundo offline. O desrespeito ao próximo pode acarretar um problema grave para a sua imagem e, mais do que isso, podem resultar até em processos judiciais.

Portanto, sempre tome muito cuidado, seja uma pessoa respeitosa assim como seria na vida real e, na dúvida, não publique, não comente e não se envolva. Proteja sempre sua imagem e busque por uma experiência online agradável e sem complicações.

Para continuar aprendendo mais sobre o assunto, inscreva-se agora mesmo no curso online e gratuito de Cultura Digital do Geração Crescer clicando aqui.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!