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05 Dicas para Criar uma Planilha no Excel

No Excel, não basta criarmos uma simples planilha, também é necessário que ela seja intuitiva e de fácil visualização. Por isso, confira agora 05 dicas para criar uma planilha no Excel!

Por que utilizar o Excel para criar planilhas?

Um dos principais motivos para se criar planilhas no Excel é a facilidade da ferramenta.

Qualquer usuário, mesmo que nunca tenha utilizado o software, pode em poucos minutos entender o seu funcionamento básico e criar uma planilha simples.

Porém, a ferramenta também possui recursos intermediários e avançados que facilitam ainda mais o nosso dia-a-dia.

Se você nunca utilizou o Excel e gostaria de aprender mais sobre a ferramenta, inscreva-se gratuitamente no curso de Produtividade Digital do Geração Crescer clicando aqui.

Além disso, o Excel possui diversos recursos de design e customização para suas planilhas. Estes recursos servem para deixar suas planilhas mais bonitas, organizadas e intuitivas.

Para começar a demonstrar nossas dicas, vamos usar o modelo de planilha abaixo como exemplo:

dicas para criar uma planilha no excel

Dicas para Planilhas no Excel

Dica 01 – Faça a Formatação do Texto

O primeiro passo para ter uma planilha mais organizada no Excel é formatar o texto. Note que alteramos a fonte do texto do título de cada coluna e deixamos todas as letras em maiúsculo para uma melhor visualização.

Além disso, centralizamos todas as informações no meio da célula para facilitar tanto a visualização quanto a estética da nossa planilha.

dicas para criar uma planilha no excel

Dica 02 – Faça a Formatação da Tabela

O segundo passo é se utilizar dos recursos visuais da ferramenta para separar e destacar cada uma das informações.

Para isso, nós inserimos bordas em toda a tabela, inserimos uma cor viva nos títulos e intercalamos as linhas entre cinza e branco, resultando em uma planilha mais bonita, chamativa e intuitiva.

Além disso, deixamos todos os itens em negrito.

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Dica 03 – Faça a Formatação dos Dados

Agora que já temos uma planilha mais organizada e bonita, chegou a hora de organizarmos os itens mais importantes de uma tabela: os dados!

Note que nós temos 3 tipos diferentes de dados nesta planilha: texto, data numérica e valor numérico.

Para os dados numéricos, é necessário que você utilize a formatação correta para cada um deles. Para isso, basta você selecionar as células desejadas, ir até a ferramenta “Formato de Número” e selecionar o formato correto.

Neste caso, utilizamos “Data Abreviada” para os dados de DATA DE VENCIMENTO e “Moeda em R$” para a coluna VALOR.

Dica 04 – Insira um Cabeçalho

Uma forma muito bacana de deixar suas planilhas mais atraentes e organizadas – e que pouca gente utiliza – é a inserção de um cabeçalho.

O cabeçalho serve para descrever do que se trata aquela planilha de uma forma bem visual.

Em nosso exemplo, nós selecionamos todas as células de três linhas acima das colunas em laranja e selecionamos a função “Mesclar e Centralizar”.

Após isso, nós inserimos uma cor de fundo e a mesma borda utilizada no restante da planilha.

Também inserimos o título “CONTAS MENSAIS” em maiúsculo, na cor branca, em negrito e sublinhado.

Para finalizar, nós centralizamos o título no meio do cabeçalho para facilitar a visualização.

dicas excel

Dica 05 – Insira Fórmulas e Funções

Você também deve ter notado que inserimos uma linha de Valor Total. Para isso utilizamos a função de Auto Soma do Excel.

Se você ainda não sabe o que é e como utilizar fórmulas e funções, não tem problema, pois já falamos disso aqui no blog!

Basta dar uma olhadinha no nosso artigo chamado “Qual a Diferença entre Fórmulas e Funções no Excel” clicando aqui.

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