Redação

Redação

Geração Crescer

5 Dicas para Falar Melhor em Público

Saiba como vencer o medo de falar em público! Confira agora 5 dicas para falar melhor em público que irão te destacar no momento de realizar apresentações ou reuniões.

Por que falar melhor em público?

Quantas oportunidades de se destacar no ambiente profissional você já perdeu por ter medo de falar em público? Se a simples ideia de ter uma plateia inteira olhando para você já te dá calafrios, então esse texto é para você!

Desde sempre, o ato de se apresentar e falar melhor em público é valorizado em todas as partes do mundo.

Muitas figuras da humanidade obtiveram papéis de destaque em suas profissões ou atividades exatamente por exercer muito bem essa habilidade.

É impossível dizer que Martin Luther King teria conseguido tanto destaque em sua luta se não fosse pela arte da oratória.

Durante a nossa carreira profissional também não é diferente: possuir boa comunicação, facilidade em falar com pessoas e persuasão são exigências cada vez mais comuns tanto no momento de realizar uma entrevista de emprego quanto no dia-a-dia após a efetivação.

Isso também se aplica a construção do seu networking: é impossível você criar uma lista de contatos profissionais que realmente seja valiosa se você não der o primeiro passo para iniciar uma comunicação.

Já dizia o ditado: “quem não é visto – e ouvido – não é lembrado”.

falar melhor em público

Falar melhor em público na internet

Saber falar melhor em público também é importante quando se trata do ambiente digital.

Com o avanço da tecnologia – e potencializado pelo momento de pandemia em que vivemos – as reuniões e apresentações virtuais se tornaram rotina em nosso dia-a-dia.

Mesmo que tenhamos a possibilidade de nos comunicar por mensagens de texto, nada pode substituir, de fato, o famoso “olho no olho”.

Portanto, entrar em uma sala cheia de pessoas para uma reunião de apresentação ou subir em um palco para uma grande plateia foi substituído pela necessidade de participar de reuniões, entrevistas e apresentações online, que não tiram a necessidade de se comunicar de uma forma melhor.

Dicas de como falar melhor em público

Agora que você já sabe a necessidade real de se falar melhor em público, vamos ao que interessa: 05 dicas para você aprender a falar melhor em público!

Confira na lista abaixo:

1. Como vencer o medo de falar em público

Nosso pontapé inicial para falar melhor em público começa com uma avaliação pessoal: o que te faz ter medo de falar em público? Faça uma lista dessas causas e, a partir daí, você estará apto a ressignificar cada um desses medos.

Uma técnica muito conhecida é procurar transformar estes receios negativos em sentimentos positivos. Por exemplo:

Se você está com receio de fazer uma apresentação, ao invés de pensar no que te dá medo, pense na recompensa profissional que esta apresentação pode te trazer.

O mesmo vale para o conteúdo que será apresentado. Se você já cria uma ideia de que as pessoas não irão se interessar pelo o que será apresentado, busque se preparar muito bem para a apresentação e revise seu conteúdo diversas vezes para conseguir surpreender a sua audiência.

Lembre-se: grande parte do nervosismo no momento de uma apresentação se dá pelo fato das pessoas não estarem bem preparadas. Portanto, treine sua apresentação diversas vezes e saiba que somente com a prática você obterá, de fato, uma evolução.

Se você estiver preparado e dominar muito bem o assunto, não há nada com que se preocupar.

2. Cuide da sua voz

Assim como um instrumento musical que exige afinação e cuidados, nossa voz também deve ser cuidada e trabalhada.

Cada pessoa possui uma voz com diferentes entonações, portanto, é importante que você encontre a melhor forma de fazer com que sua voz se destaque e prenda a atenção da sua audiência de forma positiva.

Para isso, siga as seguintes orientações:

  • Procure encontrar um meio termo entre o som alto e baixo de sua voz;
  • Grave sua apresentação em áudio e vídeo e anote os pontos negativos para serem melhor trabalhados;
  • Faça uma apresentação para pessoas próximas e peça dicas de onde você pode melhorar;
  • Evite falar rápido – ou devagar – demais;
  • Use a entonação correta para destacar as frases mais importantes;

3. Enriqueça o seu vocabulário

Um dos principais erros cometidos no momento de uma apresentação e que afasta o interesse da sua audiência está no vocabulário utilizado.

É muito comum, em situações informais, utilizar abreviações de palavras e gírias. Mas durante uma apresentação profissional isso vai empobrecer o seu conteúdo.

Portanto, procure evitar utilizar gírias e remover a última letra das palavras como substituir “vamos” por “vamo” ou “fazer” por “fazê”.

E lembre-se: o melhor exercício de enriquecimento de vocabulário é a leitura. Criar um hábito de leitura será benéfico tanto para o enriquecimento do seu vocabulário quanto para seu enriquecimento cultural!

4. Use a sua expressão corporal

Utilizar a linguagem corporal como apoio no momento de uma apresentação é muito importante no momento de prender a atenção da sua audiência.

Além de aumentar o interesse pelo seu conteúdo, sua expressão corporal também serve para ditar o ritmo da apresentação e passar mais credibilidade sobre o que você está apresentando.

Algumas dicas para ajustar a sua expressão corporal são:

  • Ajuste sua postura para ganhar confiança e procure manter o seu corpo relaxado durante toda a apresentação;
  • Utilize gestos com a mão alinhadas com sua fala. Os gestos com a mão são uma excelente forma de prender a atenção de sua audiência;
  • Faça contato visual! Lembre-se que você está falando com pessoas, portanto, está falando com alguém. Fazer contato visual passa mais credibilidade e segurança.

5. Esteja preparado!

Todas as dicas apresentadas tem algo em comum: estar preparado.

Você só conseguirá fazer uma apresentação marcante e, de fato, falar melhor em público se você tiver completo domínio sobre o que está fazendo e falando!

Uma boa apresentação passa desde o preparo de sua aparência (cabelo e roupas adequadas), até os slides e materiais de apoio que acompanharão a sua apresentação.

Para facilitar o andamento, crie um roteiro escrito sobre o que você deseja apresentar e o estude com frequência para garantir que você domina todo o assunto que será abordado para evitar esquecimentos.

Mas lembre-se: dominar o assunto é diferente de decorar um assunto. Portanto, nada de memorizar cada palavra de um roteiro.

Se possível, estude bem sua audiência e o contexto do evento e visite o local da apresentação anteriormente.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!