Redação

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Geração Crescer

A Importância do Autoconhecimento no Trabalho

O autoconhecimento no trabalho é essencial para quem deseja ter uma carreira de sucesso. Por isso, falaremos nesse artigo sobre a importância do autoconhecimento no ambiente de trabalho.

O que é Autoconhecimento?

Autoconhecimento, na esfera pessoal, trata-se do seu nível de consciência sobre você mesmo.

Você sabe falar quais são seus valores? Possui as suas metas e objetivos de vida bem definidos?

Muitas pessoas respondem que “sim” para as perguntas acima, porém, o processo de autoconhecimento é muito mais profundo, pois não basta apenas sabermos o que queremos, é necessário também sabermos como atingir estas metas e objetivos e se esses objetivos estão alinhados com o que somos.

Muitas vezes nós sabemos muito bem o que queremos, mas não sabemos como atingir estes objetivos.

Pior ainda: as vezes nós achamos que sabemos o que queremos, mas nossos objetivos não condizem com o que de fato somos.

Por exemplo: digamos que você tenha o objetivo de praticar exercícios, mas você odeia acordar cedo.

Você tem força de vontade o suficiente de fazer algo que você odeia por um longo período para atingir este objetivo?

E aí entra o processo de autoconhecimento: onde passamos a identificar os nossos pontos fortes e fracos, os nossos hábitos e vícios, e buscamos entender como utilizá-los (ou adaptá-los) para atingirmos os nossos objetivos.

No exemplo citado, o nosso objetivo principal é fazer exercícios. Portanto, neste caso em específico, uma pessoa que simplesmente odeia acordar cedo dificilmente conseguirá manter este hábito por muito tempo.

Portanto, ela pode se adaptar para aquilo que funciona para ela e passar a realizar exercícios ao final do dia.

Com isso, graças ao autoconhecimento, o objetivo é atingido de fato. Se ela tentasse fazer exercícios físicos pela manhã, muito provavelmente fracassaria.

O processo de autoconhecimento é constante e é extremamente necessário para atingir qualquer tipo de meta: desde um objetivo relacionado a comportamento, como por exemplo, ser uma pessoa mais calma e paciente, até objetivos financeiros, como juntar dinheiro para algo em específico.

E no ambiente de trabalho não é diferente!

Autoconhecimento no Ambiente de Trabalho

Como dissemos anteriormente, o autoconhecimento é necessário para que possamos definir e atingir os nossos objetivos.

Portanto, o primeiro passo no âmbito profissional é realizarmos a seguinte reflexão: onde estou hoje? Para onde quero ir? Até onde quero chegar em minha carreira?

A partir desta reflexão será possível determinar os seus objetivos profissionais.

Com seus objetivos definidos, chega o momento de entendermos como alcançá-los.

Para isso, é extremamente necessário compreender os nossos pontos fortes e pontos fracos.

Com base nisso, saberemos onde precisamos melhorar e o que nos diferencia das outras pessoas, facilitando, assim, o nosso processo de avanço profissional.

Parece óbvio e, como falamos no início deste artigo, muitas pessoas acreditam que sabem o que querem, mas nem todas, de fato, se conhecem o suficiente para entender o que precisam fazer para alcançar o sucesso profissional.

Por isso é muito comum encontrarmos profissionais que estão há anos no mesmo cargo e na mesma empresa e simplesmente não conseguem avançar em suas profissões.

O autoconhecimento profissional, acima de tudo, evita que nos tornemos profissionais estagnados, desmotivados e infelizes.

Como Começar meu Processo de Autoconhecimento no Trabalho?

Para que você possa iniciar o seu processo de autoconhecimento, separamos abaixo 10 perguntas que irão te ajudar nesse processo. Lembre-se de responder as perguntas com a maior franqueza possível. Confira:

  1. Estou feliz na minha profissão?
  2. É isso que eu quero fazer pelo resto da minha vida?
  3. O que eu mais gosto de fazer?
  4. Eu sou bom naquilo que eu mais gosto de fazer?
  5. Eu sou um profissional disciplinado?
  6. Eu sou um profissional proativo e independente?
  7. Como eu lido com feedbacks negativos?
  8. Como eu lido com crises no ambiente de trabalho?
  9. Eu me vejo como um gestor ou como um especialista?
  10. Eu tenho o que é necessário para ter meu próprio negócio?

Ao responder de forma verdadeira essas perguntas, você conseguirá tirar muitas reflexões acerca da sua vida profissional e, com certeza, sairá deste artigo se conhecendo muito melhor e tendo muito mais clareza sobre seus objetivos profissionais!

Para continuar aprendendo sobre Qualidade de Vida e Trabalho, inscreva-se no Geração Crescer no link abaixo!

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