Redação

Redação

Geração Crescer

Como Lidar com Crises no Trabalho

Todo ambiente de trabalho está sujeito a passar por crises. Aprenda a como reconhecer, identificar e como lidar com crises no trabalho.

O que Causa Crises no Trabalho?

Os motivos para crises no trabalho podem ser muitos: insatisfação profissional por parte dos colaboradores, falta de direcionamento por parte das lideranças, fatores externos e, o principal deles: divergência de opiniões.

O ambiente profissional é recheado de pessoas com diferentes ideias e pensamentos e é comum que, vez ou outra, haja conflitos causados por diferentes ideias acerca de um projeto ou de como uma determinada tarefa deva ser feita.

Quando as crises e conflitos aparecem, é extremamente comum que colegas de trabalho se deixem levar pelos sentimentos aflorados, ainda mais quando estes profissionais estão inseridos em trabalhos de alta responsabilidade e pressão.

Porém, é extremamente necessário saber lidar com este tipo de situação, seja para ajudar na solução do desentendimento ou quando nós mesmos estamos inseridos diretamente no conflito.

É quase que inevitável que, em algum momento de sua carreira profissional, você se depare com um conflito no trabalho, portanto, separamos 05 dicas para lidar com crises no trabalho que irão te deixar preparado para qualquer tipo de situação e melhorar sua qualidade de vida e trabalho:

Lidando com Crises no Trabalho

Dica 01 – Aceite que o Conflito Existe

O ser humano tem, por natureza, uma tendência de normalmente fugir de conflitos.

Você já deve ter se deparado em situações profissionais que é sabido por todo mundo que há um conflito diário entre dois profissionais, mas parece que ninguém faz nada para que a situação melhore.

Portanto, é importante que o primeiro passo para a solução do conflito seja expor que há um problema no ambiente do trabalho e, a partir daí, iniciar a busca por uma solução.

Dica 02 – Identifique os Motivos do Conflito

Como segundo passo, é importantíssimo compreender os motivos que levam ao conflito existir.

O conflito existe por dificuldades de relacionamento? Ou por uma questão de princípios? Um funcionário está invadindo e prejudicando as funções de outro?

Com base nessa identificação, será possível entender onde está a raiz do problema e, por sua vez, identificar a melhor solução.

Dica 03 – Busque Soluções em Conjunto

A melhor maneira de se buscar soluções para um problema que envolve diversas pessoas é buscar a solução com diversas pessoas!

Quando sentimos que fizemos parte da construção de uma solução – seja para qualquer tipo de problema – é muito improvável que, momentos depois, passemos a discordar do que nós mesmos ajudamos a desenvolver.

O trabalho em equipe é essencial para que qualquer tipo de empresa ou negócio funcione de forma apropriada; em situações de crises não é diferente.

Dica 04 – Busque Opiniões Neutras

Uma forma muito interessante e válida para se solucionar um momento de crise é buscar opiniões neutras de pessoas de fora da situação.

Se há, por exemplo, um conflito de opinião entre dois vendedores de como deve ser a abordagem de vendas, que tal convidar o time de marketing para dar opiniões de mercado? Ou um profissional de dados para mostrar informações que possam ser úteis?

Opiniões neutras são uma boa forma de solucionar conflitos com base em informação, deixando de lado qualquer opinião pessoal.

Dica 05 – Comunicação é a Chave

Quase todos os problemas e conflitos de nossa vida podem ser resolvidos através de uma comunicação eficiente.

Um momento de crise só pode ser resolvido se todas as partes envolvidas se sintam ouvidas e tenham também a possibilidade de expressar as suas opiniões.

Isso não quer dizer que você precise concordar com tudo que seja dito, porém, fazer com que a pessoa do outro lado se sinta ouvida é o primeiro passo para que os ânimos se acalmem e uma solução comece a ser discutida.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!