Redação

Redação

Geração Crescer

Como Navegar na Internet com Segurança

Hoje, o uso da internet é essencial na vida de todos nós. Seja para estudar, trabalhar, fazer compras e se divertir, é muito importante que o uso da internet seja feito de forma segura!

Segurança na Internet

Conforme a tecnologia foi avançando, a internet facilitou muito a forma de fazermos as coisas. Antigamente, era quase impossível de se imaginar o pagamento de contas de forma digital, as compras online, os pedidos de delivery pelo celular e tantas outras facilidades que temos hoje.

Porém, nem tudo são flores: com o aumento do uso da internet para diversas atividades do dia-a-dia, também surgiu a necessidade de nos protegermos contra golpes e fraudes.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas de como navegar na internet com segurança:

Sempre Verifique o Certificado de Segurança

Quando um site é seguro, normalmente ele é acompanhado de um certificado de segurança de conexão segura.

Você pode encontrar este certificado na barra de pesquisa, representado por um cadeado verde.

Este certificado significa que o site possui proteção para seus dados. Ele faz isso através da transformação dos seus dados em códigos, dificultando o vazamento deles.

Mas muito cuidado: um site ter o certificado de conexão segura não é garantia de que aquele site se trata de algo confiável, o que nos leva para a próxima dica.

como-navegar-na-internet-com-segurança

Apenas Acesse Sites Confiáveis

Há diversos sites e lojas virtuais muito conhecidas que nós confiamos de forma quase que automática.

Porém, muitas vezes, encontramos conteúdos ou produtos sendo vendidos em sites desconhecidos. Isso não quer dizer que você não possa, por exemplo, realizar uma compra em uma loja virtual pequena.

Mas fique sempre atento(a): faça pesquisas na internet sobre a loja ou site em questão. Se não encontrar nenhuma informação sobre ele, é melhor evitar e buscar uma loja mais segura.

Cuidado com Anúncios Falsos, Golpes e Fraudes

É muito comum nos depararmos com anúncios nas redes sociais com ofertas de preço muito abaixo do valor de mercado de um determinado produto. Ou, até mesmo, recebermos nos aplicativos de mensagem convites para ofertas através do acesso por um determinado link.

Na dúvida, desconfie! Pode se tratar do golpe do site falso.

Neste tipo de fraude, golpistas criam sites de venda de produtos com o mesmo design de lojas conhecidas para te incentivar a realizar a compra de produtos com valores baixos e roubar seus dados de cartão de crédito.

Então, você compra um produto em oferta achando que está no site de uma famosa loja de varejo, quando, na realidade, se trata de uma cópia.

Para evitar cair neste tipo de golpe, a melhor forma é digitar o nome da loja no Google, acessar o primeiro resultado da pesquisa e buscar pelo produto novamente.

E aí, gostou das dicas? Então que tal continuar aprendendo sobre Cultura Digital?

Inscreva-se hoje mesmo no Geração Crescer clicando no banner abaixo!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!