Redação

Redação

Geração Crescer

Como Saber se um Site é Seguro?

A internet surgiu para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, porém, era inevitável que pessoas se utilizassem dessa excelente tecnologia para fazer o mal. Para se proteger, aprenda agora a como saber se um site é seguro.

Segurança na Internet

Para se proteger na internet, é essencial que, antes de mais nada, você saiba como ela funciona. Caso você ainda não saiba o que é a internet de fato e como ela funciona, sugerimos que você leia o nosso artigo “O que é a Internet e Como Ela Funciona” clicando aqui.

Também é necessário entender o motivo de haverem malfeitores digitais e o que eles querem roubar de você.

Os golpes mais comuns na internet envolvem:

  • Roubo de Dados Pessoais;
  • Roubo de Dados Financeiros e Bancários;
  • Instalação de vírus em seu computador para atividades maliciosas como adwares (propagandas indesejadas), malwares (danificar os seus dispositivos) e até para usar o seu computador como um minerador de criptomoedas.

Para evitar que você sofra com esse tipo de conduta, listamos abaixo tudo o que você precisa ficar atento para aprender a como saber se um site é seguro.

como saber se um site é seguro

Como Saber se o Site é Seguro

Apesar de listarmos uma série de itens para você ficar atento, o primeiro contato com um site já diz muito: preste bastante atenção ao design, layout e como o site foi construído. Se ele te parecer muito simples e malfeito, fique atento, pois provavelmente poderá ter problemas de segurança.

Outro item que é importante deixar claro: nem sempre a empresa ou o dono do site possui más intenções, porém, o site pode estar desprotegido e suscetível a ataques de terceiros.

Dica 1 – Preste Atenção no Domínio

O domínio do site, também conhecido como endereço eletrônico, é o que você digita na barra de pesquisa para acessar o site.

No caso do Geração Crescer, o nosso domínio é https://geracaocrescer.org.br.

É um domínio claro, confiável e com o nome do projeto, certo?

Agora imagine se o domínio fosse: https://gcxyz.com.

Passaria a mesma credibilidade? Não mesmo! Portanto fique sempre atento ao domínio.

Além disso, note que, antes do domínio, há um protocolo chamado HTTPS.

Apenas sites que possuem um certificado de segurança chamado SSL podem utilizar este protocolo, que é o responsável por estabelecer uma conexão segura com o servidor.

Sites que não se preocupam em possuir este certificado muito provavelmente foram desenvolvidos sem a menor preocupação em relação à segurança, portanto, evite-os!

Dica 2 – Pesquise sobre o Site na Internet

É muito importante que antes de tomar qualquer ação dentro de um site, principalmente quando se trata de um site de compras, seja feita uma pesquisa relacionada a este site ou empresa.

Basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar os principais comentários, reviews e informações de terceiros sobre aquele determinado site.

Se você ainda não sabe como realizar pesquisas assertivas na internet, leia o nosso artigo “Como Pesquisar Melhor na Internet” clicando aqui.

Você também pode consultar a reputação através do Google Meu Negócio ou em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, por exemplo.

Caso você não encontre informações suficientes em sua pesquisa, busque pelas redes sociais da empresa e verifique o que as pessoas comentam sobre aquele determinado site ou empresa.

Se, ainda assim, você não encontrar absolutamente nada, é altamente recomendável que você não tome nenhuma ação nesse site e busque outra empresa para o serviço ou produto que você busca.

Dica 3 – Confirme as Informações sobre a Empresa

É muito difícil de acreditar que um site é bem intencionado se não há as informações de contato como telefone, e-mail e endereço sobre a empresa responsável pelo site.

O mesmo vale para portais de notícia: se não há informações sobre o editor, quem ele é e qual a fonte das informações, muito provavelmente as notícias publicadas são Fake News.

Para garantir, ainda assim, que as informações disponibilizadas são reais, vale pesquisar sobre o endereço e os responsáveis na internet para se assegurar da veracidade destas informações.

Dica 4 – Verifique a Política de Privacidade

Você já deve ter se deparado com este termo por aí.

A política de privacidade nada mais é do que uma declaração sobre quais dados o site em questão está coletando, armazenando e qual o intuito da empresa na utilização destes dados.

Se um site não possui uma política de privacidade, muito provavelmente ele não é seguro ou não está de acordo com as leis que regulamentam o uso de dados aqui no Brasil (GDPR).

Dica 5 – Fique Sempre Atento

Apesar de, agora, você ter aprendido a ter atenção para os pequenos detalhes, fique sempre atento durante sua navegação na internet.

Busque sempre por credibilidade com sites e empresas transparentes, desconfie de ofertas e promessas muito generosas e não faça o download e instalação de nenhum software ou aplicativo para celular que não seja verificado pelos seus desenvolvedores.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!