Redação

Redação

Geração Crescer

Compra por Impulso: Como Reconhecer e Evitar

As compras por impulso são as principais responsáveis por afetar o seu planejamento financeiro de longo prazo. Aprenda agora como reconhecer e evitar compras por impulso.

O que é uma compra por impulso?

Um dos maiores inimigos na hora de guardar dinheiro e ter uma vida financeira sustentável são as compras por impulso.

Podemos considerar como uma compra por impulso toda compra que é realizada sem um planejamento prévio ou sem uma real necessidade para a sua vida.

Normalmente, as compras por impulso são realizadas de forma rápida e em momentos onde a pessoa está com emoções ou sentimentos aflorados e são as principais inimigas da educação financeira.

Esses sentimentos aflorados ocasionam o que chamamos de gatilhos.

Estes gatilhos podem ser disparados em momentos de tristeza onde realizamos uma compra para amenizar este sentimento ruim ou em momentos de felicidade, onde a compra é efetuada como uma desculpa para “comemorar” uma notícia boa, por exemplo.

Outros fatores que também são responsáveis pelas compras por impulso são as estratégias de marketing adotadas pelas empresas.

Promoções com prazo curto para terminar e opções de compra facilitadas em longo prazo são as principais estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que o consumidor gaste mais dinheiro.

Por exemplo: você muito provavelmente já deve ter ido a uma loja realizar a compra de um item de necessidade e se viu saindo da loja com mais itens do que precisava. 

Ou já deve ter se deparado com cartazes em lojas de departamento onde o valor da parcela aparece em evidência ao invés do preço final, como uma oferta imperdível.

Todos estes fatores corroboram para as compras por impulso. Mas afinal, como podemos evitar este tipo de gasto que, na maior parte do tempo, são desnecessários?

O primeiro passo para isso é aprender a identificar uma compra por impulso. Confira nas dicas abaixo como identificar uma compra por impulso:

compra por impulso

Como saber se uma compra é impulsiva?

Dica 01: Análise o motivo da sua compra

Como dissemos antes, as compras por impulso possuem uma tomada de decisão rápida.

A ideia é você procurar entender os motivos que estão te levando a comprar determinado produto.

Ao analisar caso a caso, você poderá começar a entender o seu comportamento de consumo.

Se você começar a perceber que têm realizado compras em momentos de tristeza ou euforia, muito provavelmente você possui o hábito de comprar por impulso.

Dica 02: Análise os seus gastos do mês

Um exercício muito bom para identificar compras por impulso é anotar tudo o que você comprou em um mês.

Ao final do mês, analise item a item e pergunte-se: eu realmente tinha necessidade de ter comprado isso?

Se você responder “não” para muitos itens, então você possui o hábito de compras por impulso.

Dica 03: Como você se sente depois de comprar algo?

Se após comprar determinado item, o seu sentimento for muito negativo ou muito positivo, provavelmente você realizou mais uma compra por impulso.

Compras necessárias e dentro do orçamento normalmente são acompanhadas de uma sensação de tranquilidade.

Como eu evito comprar por impulso?

A melhor forma de evitar compras por impulso e gastos desnecessários é ter um planejamento financeiro.

Você pode aprender a ter um planejamento financeiro sustentável e adequado para a sua realidade no curso online e gratuito de Educação Financeira do Geração Crescer. Clique aqui e inscreva-se agora!

Além disso, é muito importante que você sempre avalie a real necessidade de uma determinada compra e como será o impacto deste gasto nas suas contas a curto, médio e longo prazo.

E, claro, a última dica é: tenha autocontrole e sempre tome decisões de compra de forma racional. Assim, você com certeza evitará compras por impulso e sua vida financeira será cada vez mais tranquila e sustentável.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!