Redação

Redação

Geração Crescer

O Que é a Internet e Como Ela Funciona?

Quase todo mundo sabe como utilizar ao menos as funções básicas da internet, porém, não é todo mundo que sabe como ela funciona de fato! Conheça agora o que é a internet e como ela funciona!

Surgimento da Internet

Antes de falarmos sobre o que é a internet e como ela funciona, é preciso primeiro voltarmos lá para o ano de 1969.

Naquela data surgiu uma tecnologia que tinha como principal função conectar diversos laboratórios de pesquisa.

Na época, esta rede era chamada de Arpanet e pertencia exclusivamente ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A rede foi desenvolvida no auge da Guerra Fria, quando os americanos temiam um eventual ataque dos soviéticos. O objetivo dessa rede era, mesmo que em um eventual confronto ou ataque militar, que as Universidades do país ainda conseguissem manter contato e trocar informações.

Como resultado, no fatídico dia 29 de outubro de 1969, a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Standford realizaram a primeira conexão de internet de todos os tempos, onde, também, houve o primeiro e-mail enviado da história.

Com o passar dos anos, essa tecnologia que permitia a conexão entre redes geograficamente distantes evoluiu e, nos anos 90, graças a criação do professor britânico Tim Berners-Lee, surgiu a famosa World Wide Web (WWW), também conhecida como Rede Mundial de Computadores.

Mas não se engane: a World Wide Web e a Internet são coisas diferentes!

o que é a internet

A diferença entre Internet e WWW

De forma geral, a palavra internet significa “duas ou mais redes conectadas a distância”.

Vamos exemplificar de forma simples:

Digamos que você tenha dois computadores pessoais conectados entre si através de um cabo de rede. Neste caso, você possuirá uma intranet, ou seja, uma rede de computadores local.

Agora, caso você decida conectar seu computador com o computador de um amigo que não está no mesmo lugar que você, você possuirá uma internet, ou seja, uma rede de computadores conectadas de forma externa.

E uma das ferramentas que pode possibilitar que você conecte a sua rede com a rede de seu amigo é a World Wide Web, ou simplesmente Web.

A Web é uma ferramenta que permite que você se conecte a diversas redes, sendo a principal delas, a rede mundial de computadores e que, de forma simplificada, substitui o cabo de rede para a conexão.

Porém, fique tranquilo: atualmente todo mundo utiliza o termo Internet para as duas coisas!

Como Funciona a Internet

Lembra da sua intranet? Digamos que, nesse caso, você tenha arquivos específicos no Computador A e outros arquivos no Computador B.

Neste caso, digamos que você tenha optado que ambos computadores possam acessar os arquivos um do outro. Isso só é possível graças ao cabo de rede que realiza essa conexão.

No caso da conexão com o computador de seu amigo, por conta da distância geográfica, fica impossível a conexão através de um cabo.

Portanto, seria necessária uma ferramenta que substituísse o cabo. É aí que entra a WWW.

É ela a responsável por conectar diversos computadores e dispositivos por todo o mundo.

“Mas então quer dizer que quando eu me conecto na Internet, todas as pessoas que também estão conectadas podem ter acesso aos meus arquivos?”

Sim e não. Cabe a você optar por isso.

Toda vez que você acessa um site e realiza um download, você está basicamente acessando os arquivos de um computador externo, que autorizou este acesso, e copiando estes arquivos para o seu computador.

Caso você queira disponibilizar seus arquivos para download, estas pessoas estarão acessando o seu computador e copiando os seus arquivos.

Porém, vale ressaltar: há diversos níveis de permissões que você pode disponibilizar, portanto, fique tranquilo, as pessoas não irão acessar os seus arquivos, a não ser que você as permita!

Hoje em dia, todos os computadores e dispositivos possuem sistemas de segurança e permissões aplicadas de fábrica, então pode ficar tranquilo!

Porém, é muito importante tomar cuidado com o que é feito na internet e quais arquivos, programas e aplicativos você instala em seu computador ou celular, pois muitas vezes você poderá dar permissões para acessar o seu dispositivo mesmo sem saber.

Os famosos vírus ou malwares agem exatamente dessa forma: quando você permite a instalação desses programas maliciosos, você basicamente está dando permissão para que eles acessem partes do seu computador sem que você saiba.

O mesmo vale para redes de internet sem fio (Wi-Fi). Se você acessa com seu celular ou computador uma rede sem fio desconhecida, você poderá dar acesso aos seus arquivos sem o seu consentimento.

Portanto, fique atento: apenas realize downloads de sites confiáveis e se conecte a redes de WiFi seguras.

Quer aprender mais sobre Cultura Digital? Então inscreva-se agora mesmo no curso gratuito e online de Cultura Digital do Geração Crescer clicando aqui!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!