Redação

Redação

Geração Crescer

O que é Saúde Financeira?

Assim como você deve buscar bons hábitos de saúde para seu corpo, com o seu dinheiro não é diferente. Aprenda agora o que é saúde financeira e conheça dicas e hábitos recomendados para se ter uma vida financeira tranquila e controlada.

Afinal, o que é Saúde Financeira?

Saúde financeira significa, basicamente, o quanto suas finanças estão equilibradas e o quão preparado financeiramente você está para os seus gastos.

Para que possamos compreender melhor, separamos abaixo três tipos de gastos que as pessoas normalmente possuem dentro do mês:

Gastos Essenciais: são aqueles gastos obrigatórios que você precisa ter durante o mês para sobreviver, como aluguel, conta de energia e gastos com supermercado, remédios, etc.

Gastos Não-Essenciais: são os gastos não obrigatórios, como gastos com entretenimento, lazeres, pequenos (e grandes) luxos, etc.

Gastos Imprevistos: são os gastos que não estavam previstos, como uma consulta médica inesperada, uma ajuda financeira para um amigo ou parente, etc.

A forma como você lida, administra e organiza esses gastos resultam na situação da sua saúde financeira.

o-que-e-saude-financeira

O que é Ter uma Boa Saúde Financeira?

 

Basicamente, ter uma boa saúde financeira significa que você consegue arcar com seus gastos essenciais, administra com responsabilidade os gastos não-essenciais e possui uma reserva de emergência suficiente para lidar com os gastos imprevistos.

Em outras palavras: você tem uma boa saúde financeira se, ao fim do mês, todas as suas contas foram pagas e o dinheiro sobrou.

Se essa situação é comum em sua vida, parabéns, você tem uma saúde financeira de ouro!

Porém, se não for o seu caso, confira abaixo 6 dicas para melhorar sua saúde financeira:

05 Dicas para Melhorar Sua Saúde Financeira

 

Dica 1: Crie um Controle Financeiro

O primeiro passo para o caminho da boa saúde financeira é, sem dúvida alguma, entender a sua situação!

Para isso, crie um controle financeiro em uma planilha do Excel com todas as suas contas a pagar e valores a receber.

Apenas dessa forma você conseguirá compreender qual a sua atual situação. A partir deste momento, você poderá pensar em estratégias para gastar menos do que recebe.

Se você ainda não sabe como utilizar o Excel, inscreva-se no curso gratuito de Produtividade do Geração Crescer clicando aqui.

Dica 2: Não Gaste Todo o Dinheiro do Mês

Parece óbvio, mas muitas pessoas possuem o hábito de gastar todo o dinheiro que recebem no mês sem necessidade e não se preocupam com os gastos imprevistos, o que nos leva para a próxima dica.

Dica 3: Crie o Hábito de Poupar Dinheiro

Sobrou dinheiro no fim do mês? Direto para poupança!

Diminuiu um gasto essencial? Mande a diferença direto para poupança!

Recebeu um dinheiro inesperado? Direto para poupança!

Ao criar o hábito de poupar dinheiro, você conseguirá se prevenir de eventuais imprevistos, resultando em uma vida mais tranquila e evitando a necessidade de se contratar os temidos empréstimos.

Uma dica muito bacana para se poupar dinheiro é inserir um valor mensal a ser poupado como se fosse uma conta essencial.

Basicamente, poupe primeiro, gaste depois.

Dica 4: Planeje Suas Compras

Essa dica vale tanto para compras quanto para gastos não-essenciais: faça um planejamento de tudo o que você quer comprar ou gastar.

Pode ser uma roupa nova, um eletrodoméstico, uma viagem ou a ida em um restaurante.

Ao planejar suas compras e gastos, você não coloca em risco a sua saúde financeira e nem a sua reserva de emergência. Lembre-se sempre: seja responsável!

Dica 5: Aprenda Sobre Educação Financeira

A educação financeira é, talvez, a dica mais importante de todas deste artigo. Aprender sobre educação financeira te proporciona conhecimento suficiente para entender como o dinheiro funciona de fato e quais são as melhores formas de levar uma vida financeira tranquila e sem stress.

Para isso, inscreva-se agora mesmo no curso 100% gratuito e online de educação financeira do Geração Crescer clicando aqui!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!