Redação

Redação

Geração Crescer

Qual a Diferença entre Fórmulas e Funções no Excel?

Você sabe a diferença entre fórmulas e funções no Excel? Se não sabe, chegou a hora de aprender! Vem que o Geração Crescer te explica!

Para que serve o Excel?

A ferramenta de produtividade digital da Microsoft pode ser definida como um software para edição de planilhas.

Por se tratar de uma ferramenta extremamente versátil e intuitiva, o Excel tem como função básica a criação de planilhas para armazenar informações distribuídas em linhas e colunas.

Porém, um dos principais atributos da ferramenta está em suas inúmeras fórmulas e funções, que possibilitam ao usuário um enorme potencial de facilitar a interpretação de dados, filtrar informações e facilitar o dia-a-dia de empresas e organizações.

diferença-formula-funcao-excel

Diferença entre Fórmulas e Funções no Excel

Há uma grande dúvida entre os usuários iniciantes da ferramenta: qual a diferença entre fórmulas e funções no Excel?

Enquanto as fórmulas no Excel utilizam os operadores matemáticos disponíveis no software, como adição, subtração, multiplicação e etc., as funções são uma espécie de fórmulas predefinidas na ferramenta.

Por exemplo:

Digamos que eu queira somar os valores entre 3 células abaixo:

  • A1: 10
  • A2: 15
  • A3: 02

Para criar uma fórmula que realize este cálculo, eu precisaria descrever manualmente estes valores da seguinte forma:

=10+15+2 ou =A1+A2+A3

O que me retornaria o valor de 27.

Agora, imagine que ao invés de 3 células, você tivesse 1.000 células para somar.

Levaria muito tempo e trabalho, certo?

Por isso a ferramenta possui funções predefinidas para facilitar a nossa vida!

Neste caso, usaríamos a função SOMA, que se aplica da seguinte forma:

=SOMA(A1:A3)

Com esta função, a ferramenta compreende que você deseja somar os valores entre a célula A1 e A3, totalizando o valor final de 27.

Caso tivéssemos que somar 1.000 células, bastaria inserir a função =SOMA(A1:A1000) e obteríamos o resultado desejado.

Funções do Excel que Você Precisa Saber

O Excel possui um grande número de funções que você precisa saber para se destacar em uma entrevista de emprego.

As funções mais pedidas no mercado de trabalho são:

  • Função SE;
  • Função E;
  • Função OU;
  • Função DIATRABALHO;
  • Função SUBSTITUIR;
  • Função PROCV;
  • Função PROCH;

Todas essas funções tem como objetivo facilitar a edição de planilhas e levar mais eficiência e agilidade ao seu dia-a-dia.

Quer aprender a como utilizar essas funções do Excel no seu dia-a-dia?

Então cadastre-se agora mesmo no curso gratuito de Produtividade Digital do Geração Crescer clicando aqui!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!