Redação

Redação

Geração Crescer

Qual a Importância de Falar Corretamente?

Se você sente muita dificuldade para falar e escrever corretamente, saiba que isso pode te prejudicar na vida pessoal e principalmente na vida profissional. Aprenda agora qual a importância de falar corretamente.

Por Que Falar Corretamente é Tão Importante?

Apesar do que se imagina, falar corretamente – e escrever corretamente – não são tarefas fáceis, ainda mais hoje em dia onde a velocidade da informação está cada vez mais acelerada.

É muito comum conhecermos pessoas que falam abertamente que não gostam de escrever ou possuem medo de falar em público; e normalmente isso é causado por uma dificuldade que a pessoa tem com essas habilidades.

Porém, falar corretamente e escrever bem são fundamentais no mercado de trabalho, desde o desenvolvimento do currículo, passando pelo processo seletivo e entrevista de emprego, até chegar no dia-a-dia após a contratação.

Imagine a seguinte situação: o funcionário do RH de uma empresa que está contratando, recebe e seleciona dois currículos interessantes e muito parecidos. Os dois candidatos possuem todas as competências para ocupar a vaga.

qual-a-importância-de-falar-corretamente
Porém, no momento da entrevista, um dos candidatos fala corretamente, consegue expressar suas ideias com clareza e responde todas as perguntas de forma clara e objetiva. Já o segundo candidato usa gírias, comete erros gramaticais e não consegue se comunicar de forma clara. Obviamente, o recrutador optará pelo primeiro candidato. Ou seja, por mais qualificado e experiente que você seja em sua profissão, a forma como você fala – e se apresenta – será uma grande determinante no momento de ser aprovado ou reprovado em uma entrevista de emprego.

Por Que Escrever Corretamente é Importante?

 

Assim como falar corretamente, escrever corretamente também é uma habilidade essencial no mercado de trabalho.

Imagine a seguinte situação, como no exemplo anterior: o funcionário do RH de uma empresa que está contratando recebe dois currículos muito semelhantes em termos de experiência, porém, um desses currículos possui as informações bem escritas, sem erros de português e com informações claras; já o outro currículo não está tão bem elaborado assim.

Obviamente, o recrutador optará pela primeira opção, mais uma vez.

Como Falar e Escrever Melhor?

 

Como qualquer outra habilidade, falar e escrever bem pode ser aprendido por qualquer pessoa, desde que haja empenho, dedicação, estudo e muito treino!

Lembre-se que ninguém nasce sabendo falar e escrever; são habilidades que são treinadas de diversas formas diferentes ao longo da nossa vida.

O que difere alguém que fala ou escreve bem (que não se trata de um dom, como as pessoas tendem a pensar) é o quanto essa pessoa continuou praticando.

Porém, você não precisa necessariamente fazer um estudo aprofundado sobre a língua portuguesa.

Há diversas formas de exercitar essas habilidades para um desenvolvimento satisfatório.

A principal atividade que auxilia neste desenvolvimento é a leitura.

Através da leitura é possível compreendermos diversas formações de frases enquanto enriquecemos, também, o nosso vocabulário.

Além disso, já falamos aqui no blog sobre como escrever um e-mail profissional, como falar melhor em público e demos 05 dicas para se expressar melhor em uma entrevista de emprego.

E se você quiser se aprofundar ainda mais nos seus conhecimentos de fala e escrita, inscreva-se agora mesmo no curso gratuito de Comunicação e Expressão do Geração Crescer clicando aqui!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!