Redação

Redação

Geração Crescer

Qual é o Seu Perfil Financeiro?

Saber qual é o seu perfil financeiro é muito importante para entender se os seus objetivos financeiros estão alinhados com o que você faz na prática! Descubra agora mesmo qual é o seu perfil financeiro!

O que é Perfil Financeiro?

O perfil financeiro nada mais é do que uma forma de definir, através de grupos, os perfis de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro.

Todos nós conhecemos diversas pessoas que possuem perfis financeiros diferentes: desde aquele amigo que vive gastando mais do que deveria até aquela pessoa que nunca pode sair, pois está focada em um objetivo financeiro maior.

Compreender o seu perfil financeiro é um importante exercício de autoconhecimento e reflexão que irá te mostrar se você está no caminho certo para atingir os seus objetivos ou se será preciso rever a forma como você lida com o dinheiro.

qual é o seu perfil financeiro?

Quais São os Perfis Financeiros?

Há diversos tipos de perfis financeiro, porém, os mais comuns são 5:

1 – Perfil Financeiro: Investidor

O investidor é aquela pessoa conhecida por ter uma excelente relação com o dinheiro. São eles quem são mais suscetíveis a terem um sucesso financeiro ao longo da vida.

Este perfil é caracterizado por uma grande facilidade em se planejar a curto, médio e longo prazo, além de quase sempre conseguir atingir os seus objetivos financeiros.

Como meta financeira, normalmente os investidores possuem uma reserva de emergência conservadora, além de buscar outras fontes de renda através de uma grande diversificação de investimentos, sejam eles de baixo, médio ou alto risco.

2 – Perfil Financeiro: Poupador

O poupador é aquela pessoa conhecida por guardar primeiro e gastar depois.

Este perfil é caracterizado pela sua constância em guardar dinheiro. Normalmente, este perfil não assume grandes riscos como os investidores.

O poupador possui metas financeiras muito específicas, como a compra de um imóvel no longo prazo e baixo custo de vida.

Os poupadores tendem a mirar uma aposentadoria tranquila e sem grandes preocupações.

3 – Perfil Financeiro: Gastador

O gastador é aquela pessoa que não possui nenhuma preocupação em relação as suas finanças.

Normalmente, este perfil não possui uma reserva de emergência e não pensa muito no dia de amanhã.

Como resultado, os gastadores podem ter sérios problemas financeiros em casos de emergência, como uma eventual demissão de seu emprego ou a necessidade de gastos não previstos.

4 – Perfil Financeiro: Devedor

O devedor é conhecido por ser um perfil extremamente impulsivo.

Sua maior dificuldade está em controlar e planejar os seus gastos e, diferentemente do gastador, acaba, muitas vezes, se utilizando de recursos como cartões de crédito e cheque especial para comprar itens que normalmente não precisam de fato.

Como consequência, o devedor acaba contraindo dívidas com juros altíssimos e se veem em uma situação financeira caótica.

5 – Perfil Financeiro: Desligado

O perfil desligado é conhecido por não se dedicar o suficiente ao controle financeiro.

Este perfil nunca sabe o quanto tem, o quanto gastou e normalmente é surpreendido no final do mês com as faturas de cartão de crédito, por exemplo.

O perfil desligado até pode entender a importância de se ter uma reserva de dinheiro, mas normalmente acaba achando que possui o suficiente e é surpreendido negativamente em situações de emergência.

Como Melhorar meu Perfil Financeiro?

Agora que você já sabe quais são os tipos de perfis financeiros, cabe a você ser extremamente sincero consigo mesmo e se colocar dentro do perfil que mais se parece com você!

E para melhorar o seu perfil financeiro ou otimizar ainda mais os seus hábitos, inscreva-se agora mesmo no curso de Educação Financeira do Geração Crescer clicando aqui!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!