Redação

Redação

Geração Crescer

LinkedIn: Tudo o que você precisa saber sobre a maior rede social profissional do mundo!

Atualmente, o LinkedIn conta com mais de 500 milhões de profissionais e empresas, sendo a maior rede social voltada para a construção de networking, busca por vagas de emprego e relacionamento profissional. Confira agora neste post em como utilizar o LinkedIn para conseguir um emprego!

O Que é o LinkedIn?

Para entender de uma forma simplificada do que se trata o LinkedIn, primeiro precisamos traçar um paralelo com outra rede social famosa: o Facebook.

Como você muito provavelmente deve saber, o Facebook se trata de uma rede social voltada para relacionamento pessoal: lá você adiciona e se relaciona com amigos através de publicações, conhece e interage com novas pessoas com os mesmos interesses que você através dos grupos e acompanha as publicações de marcas e influenciadores de seu interesse.

O LinkedIn é quase a mesma coisa, porém, transforme tudo o que o Facebook proporciona em termos pessoais para o lado profissional: substitua as publicações e conteúdos descontraídos por publicações sobre empresas, negócios e áreas de atuação; substitua os grupos de compra e venda ou de humor por grupos sobre experiências profissionais, vagas de emprego e conteúdos educacionais.

Além disso, adicione a possibilidade de montar o seu perfil pessoal inserindo suas experiências profissionais e acadêmicas, além de acessar (e se candidatar) para vagas de emprego em aberto por todo o mundo.

Pronto: temos a definição perfeita sobre o LinkedIn.

linkedin

Como Usar o LinkedIn para Conseguir um Emprego?

Para que você consiga, de fato, se colocar no mercado de trabalho através do LinkedIn, serão necessárias algumas estratégias diferentes do que simplesmente sair enviando o seu currículo para vagas.

Como dissemos anteriormente, o LinkedIn se trata de uma rede social, portanto, é muito importante que você se relacione com as pessoas e construa uma rede de contatos e uma imagem profissional de destaque.

Para isso, iremos primeiramente construir o seu perfil para a busca por emprego de forma passiva e, somente após isso, buscaremos por vagas de emprego de forma ativa.

Separamos 05 passos abaixo. Confira:

Passo 1: Criando o seu Perfil no LinkedIn

O primeiro passo é criar uma conta na plataforma e montar o seu perfil profissional, como se fosse um currículo. Nesta etapa, você deverá inserir uma foto e uma capa profissional, inserir seus certificados, conquistas, experiências profissionais, área de atuação e formação e etc.

O objetivo é passar credibilidade e seriedade na hora de montar o seu perfil. Lembre-se que, além de você buscar por vagas de emprego de forma ativa, empresas com vagas em aberto também podem te encontrar e te contatar através das informações disponíveis em seu perfil.;

Passo 2: Criando Conexões no LinkedIn

O segundo passo está em criar conexões. Criar conexões é o mesmo que adicionar amigos no Facebook. Você pode começar a criar conexões com colegas e ex-colegas de trabalho, faculdade ou escola.

Mas lembre-se: nada de sair adicionando pessoas que você não conhece. O ideal é você começar a construir as suas conexões aos poucos.

Se você não conhece ninguém que utiliza a plataforma, não tem problema. Abordaremos a solução para este problema no próximo tópico.

 

Passo 3: Criando um Networking no LinkedIn

Para começar a criar um networking no LinkedIn, o caminho mais fácil e adequado está na participação dos grupos.

Assim como no Facebook, a utilização dos grupos é essencial para conhecer novas pessoas com os mesmos interesses que você. Portanto, faça uma busca nos grupos correlatos ao seu objetivo dentro da plataforma. Por exemplo:

Se você é uma pessoa desempregada com experiência como assistente administrativo, busque grupos voltados a área de administração.

Uma vez dentro do grupo, interaja com as publicações e comentários, poste dicas sobre sua experiência profissional e torne-se um membro ativo dentro do grupo.

Quanto mais ativo você for dentro do grupo, mais pessoas irão interagir de volta com você. A partir deste momento, você já tem uma “desculpa” para criar conexão com estas pessoas, aumentando, assim, a sua rede de networking.

Outro ponto importante: uma prática muito comum de recrutadores está, exatamente, em publicar vagas de emprego daquela área em específico nestes grupos, pois se trata de uma forma rápida e prática de colher currículos de pessoas com experiência em determinada área.

Passo 4: Criando Conteúdo em seu Feed do LinkedIn

Agora que você já está começando a criar uma rede de conexões, chegou o momento de criar conteúdo sobre a sua atuação profissional.

Para isso, você pode focar em publicações sobre a sua área de atuação, compartilhar conteúdos sobre a sua experiência profissional, divulgar cursos que você realizou e que você indica para pessoas que te seguem e etc.

O importante aqui é sempre focar em conteúdos que transmitam uma imagem de que você é um especialista ou possui uma boa experiência em sua profissão.

Se você for um estudante em busca de estágio ou nunca teve um emprego formal, não tem problema: foque na área que você deseja atuar e demonstre sempre o seu interesse pelo assunto.

O objetivo das publicações sempre será de construir uma imagem positiva para chamar a atenção de possíveis recrutadores.

Passo 5: Buscando Emprego de Forma Ativa no LinkedIn

Agora que você já criou o seu perfil e começou a criar conexões e conteúdo para aumentar o seu networking, chegou o momento de buscar por vagas de emprego de forma ativa.

Para isso, basta acessar o link https://br.linkedin.com/jobs e começar a procurar pelas vagas em aberto de acordo com o seu perfil profissional.

Você poderá se candidatar para as vagas diretamente de sua conta no LinkedIn.

E adivinhe só: se você seguiu a risca as dicas anteriores, você terá um perfil extremamente ativo e bem posicionado na plataforma, o que poderá te ajudar – e muito – a se destacar de outros candidatos que usam a plataforma apenas para buscar vagas de emprego.

Para continuar aprendendo mais sobre Cultura Digital, inscreva-se no Geração Crescer: cursos gratuitos de qualificação profissional e a chance de se recolocar no mercado de trabalho ainda em 2021! 

Inscreva-se em: https://geracaocrescer.org.br/inscreva-se.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Siga a Gente nas Redes Sociais!

Cursos 100% Gratuitos e Indicação para Vagas de Emprego!